Uncategorized

O que são Plastos

Ao observar uma planta de folhas coloridas , com tons de verde, amarelo e vermelho, indagamo-nos como uma mesma planta, com células praticamente iguais, pode ter tantas cores diferentes.

A resposta a essa pergunta pode ser encontrada observando-se essas células ao microscópio. É possível ver estruturas celulares chamadas genericamente plastos.

Existem plastos de coloração esbranquiçada, que acumulam amido. As células da raiz de batata os possuem em grande quantidade. Os leucoplastos especializados na armazenagem de amido são chamados amiloplastos. Algumas algas estocam outros carboidratos, também em plastos.

Os plastos também podem conter pigmentos, chamados genericamente de cromoplastos. Observe na figura os plastos amarelados no citoplasma da célula vegetal. O núcleo da célula foi colorizado em vermelho e seu tamanho o torna muito evidente.

A realização da fotossíntese depende de um pigmento chamado clorofila, presente nos cloroplastos. Observe as estruturas em verde que aparecem na fotografia. É nelas que ocorre a fotossíntese. Os plastos podem se transformar ao longo da vida da célula, passando de um tipo a outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar