Química

líquidos




Os líquidos estão ao seu redor.  Você pode ver oceanos, óleo de cozinha, mel ou lava.

Os líquidos são o segundo estado da matéria sobre o qual falaremos. Sólidos são objetos que você pode segurar e manter sua forma. Os gases flutuam em torno dele ou ficam presos em bolhas. Os líquidos estão entre os estados sólido e gasoso. Exemplos de líquidos à temperatura ambiente incluem água (HdoisO), sangue e até mel. Se você tem diferentes tipos de moléculas dissolvidas em um líquido, é chamado solução. O mel é uma solução de açúcar, água e outras moléculas.

líquidos Preencha a forma de qualquer recipiente em que estejam. Se você derramar água em um copo, ela encherá primeiro o fundo do copo, depois encherá o resto. Se você congelar esse copo de água, o gelo ficará no formato do copo.

O topo de um líquido geralmente tem uma superfície plana. Essa superfície plana é o resultado de gravidade puxando moléculas líquidas. Vamos voltar para o copo por um momento. Se você colocar um cubo de gelo (sólido) no copo, ele ficará lá e não mudará de forma. À medida que o cubo aquece e derrete, a água líquida encherá o fundo do copo e terá uma superfície plana no topo.

Esforço necessário para comprimir líquidos.
Outra característica dos líquidos é que eles são difíceis de comprimir. Quando você comprime algo, você pega uma certa quantidade de material e a força em um espaço ou volume menor. Você faz os átomos se aproximarem. A maioria dos sólidos é muito difícil de comprimir, enquanto os gases são mais fáceis. Você pode encontrar gases comprimidos em tanques de ar SCUBA. Os líquidos estão no meio, mas tendem a ser difíceis de comprimir porque as moléculas já estão próximas umas das outras. Você provavelmente não pode comprimir um líquido com as mãos. É preciso muita força.

Muitos amortecedores encontrados em carros e caminhões possuem fluidos comprimidos, como óleos, em tubos selados. Sem amortecedores, haveria um passeio muito difícil para o motorista e muito estresse na estrutura do carro. Os choques neutralizam os extremos do movimento para cima e para baixo, agindo como um dispositivo de amortecimento.

forças intermoleculares Eles são encontrados em todas as substâncias. Algumas das forças unem as moléculas, enquanto outras as separam. Os sólidos são unidos e devem ser separados à força. Os gases saltam por toda parte e se espalham. Muitos líquidos querem ficar grudados por causa da coeso (pegajosas) forças que unem as moléculas.

Quando você coloca uma gota de água em um pedaço de vidro, você verá que ela gruda como uma gota. As forças coesivas impedem que a gota se espalhe. As forças coesivas também mantêm as moléculas de água juntas se houver um gotejamento na torneira. A água gruda até ficar muito pesada. Ela pinga quando o peso da gota de água supera as forças coesivas que a mantêm unida.

A evaporação ocorre quando moléculas líquidas individuais obtêm energia suficiente para escapar do sistema e se tornar um gás. A energia adicional permite que as moléculas individuais superem as forças intermoleculares dentro do líquido.

O que está em nossa água? (Vídeo USGS)


Referências

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar