Química

Chem4Kids.com: Matéria: Estados da Matéria




Cinco Estados da Matéria: Condensado, Sólido, Líquido, Gás, Plasma

Nós olhamos para cinco Estados da matéria no lugar. Sólidos, líquidos, gases, plasmas e condensados ​​de Bose-Einstein (BECs) são diferentes estados da matéria que possuem diferentes propriedades físicas. Os sólidos geralmente são duros, os líquidos enchem os recipientes e os gases nos cercam no ar. Cada um desses estados também é conhecido como Estágio.

Mudanças de fase: A energia de um fogão aquece a água líquida e cria vapor (gás).
Como a matéria muda de um estado para outro? Elementos e compostos podem mudar de um estado para outro quando as condições físicas específicas mudam. Por exemplo, quando o temperatura de um sistema aumenta, a matéria no sistema torna-se mais excitada e ativa. Se energia suficiente for colocada em um sistema, uma mudança de fase pode ocorrer à medida que a matéria se move para um estado superior. estado ativo.

Digamos que você tenha um copo de água (HdoisOU). Quando a temperatura da água aumenta, as moléculas ficam mais excitadas e saltam muito mais. Se você der energia suficiente a uma molécula de água líquida, ela escapa da fase líquida e se transforma em gás. A energia adicional permite que as moléculas mudem de estado.

Você já notou que pode sentir o cheiro de um jantar de peru depois que ele começa a esquentar? À medida que a energia das moléculas dentro do peru se aquece, elas escapam como gás. Você é capaz de sentir o cheiro volátil compostos que se misturam no ar ao seu redor.

“Fase” descreve a físico Estado da matéria. A palavra-chave a notar é “físico”. A matéria só se move de uma fase para outra por meios físicos. Se for adicionada energia (aumentando a temperatura) ou se a energia for removida (congelando algo), pode criar uma mudança física.

Adicionar energia pode criar uma mudança de fase na matéria.
alterando a Pressão de um sistema é outra maneira de criar mudanças físicas. Se você colocar um copo de água líquida em uma mesa, ela ficará lá. Se você colocar um copo de água em uma Câmara de vácuo e diminuir a pressão, você pode começar a ver a água ferver e as moléculas de água entrarem em uma fase gasosa.

Quando as moléculas passam de uma fase para outra, elas permanecem a mesma substância. Tem água vapor sobre uma panela de água fervente. Esse vapor (ou gás) pode condensar e tornar-se uma gota de água líquida no ar mais frio. Se você colocar essa gota de líquido no freezer, ela se transformará em um pedaço sólido de gelo. Não importa em que estado físico estivesse, sempre era água. Embora o estado físico tenha mudado, as propriedades químicas foram as mesmas.

Por outro lado, uma mudança química faria ou quebraria as ligações químicas na água (HdoisO) moléculas. Se você adicionar um átomo de carbono (C), você criaria formaldeído (HdoisCO). Se você adicionar um átomo de oxigênio (O), você criaria peróxido de hidrogênio (HdoisOUdois). Nenhum dos novos compostos se parece com a molécula de água original. Geralmente, as mudanças no estado físico não levam a nenhuma mudança química nos compostos.

Desenhos animados de ondas do mar.

um oceano líquido

Há muitos líquidos ao seu redor. Oceanos, lagos e rios são bons exemplos de água líquida (HdoisOU). Os cientistas planetários estão procurando outros planetas que tenham água líquida, mas os planetas exigem condições muito específicas para ter água como a conhecemos.

Desenho de tigela de cerâmica.

Sólidos em Cerâmica

Tigelas de cerâmica são um ótimo exemplo de um sólido. Você sabia que as peças cerâmicas constituem muitos dos elementos encontrados nas civilizações antigas? Os materiais cerâmicos são geralmente feitos de argila macia que é aquecida e depois resfriada lentamente. A argila fica muito dura porque a água (HdoisO) é removido e as ligações químicas dentro da argila mudam.

Imagem de desenho animado do sol.

plasmas ao sol

Os plasmas são gases altamente energizados que perderam seus elétrons. As estrelas, incluindo o Sol, estão cobertas de plasma. Os íons de hidrogênio (H) e hélio (He) flutuam ao redor do Sol com seus elétrons se movendo livremente.

Desenhos animados de balões.

Gases em Balões

Balões não são tecnicamente gases. São pequenos pedaços de borracha. No entanto, o hélio (He) dentro do balão é um gás. O hélio é um gás nobre que tem uma massa atômica muito baixa. No estado gasoso é mais leve que o ar. Os átomos de hélio têm uma massa menor que o nitrogênio (Ndois) e oxigênio (Odois) moléculas que preenchem a maior parte do nosso ar. A menos massa e leveza ajudam os balões a flutuar.


Lagos Líquidos em Titã (Vídeo NASA/JPL)


Referências

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar