Química

W3Schools Home Page




O ciclo da água depende de mudanças de fase para fazer chover.

quando você é um líquido e eu quero me tornar um gásvocê precisa encontrar muito Energia. Uma vez que você possa direcionar essa energia para suas moléculas, elas começarão a vibrar. Se vibrarem o suficiente, podem escapar das restrições do ambiente líquido e se transformar em gás. quando você chegar ao seu ponto de ebuliçãoas moléculas em seu sistema têm energia suficiente para se tornar um gás.

O oposto é verdadeiro se você for um gás. Você precisa perder alguma energia de seus átomos de gás muito excitados. A resposta fácil é diminuir a temperatura ambiente. Quando a temperatura cai, a energia será transferido de seus átomos de gás no ambiente mais frio. Ao atingir a temperatura do ponto de condensação da água, você se torna um líquido. Se você fosse vapor de água sobre uma panela de água fervente e batesse em uma parede, a parede esfriaria, absorveria um pouco de sua energia extra e você poderia rapidamente se transformar em líquido. Objetos mais frios geralmente absorvem energia de objetos mais quentes.

Adicionar energia a um gás pode criar um plasma.

Vamos terminar imaginando que você é um gás como néon (Nordeste). Você diz: “Hmmmm. Eu gostaria de me tornar um plasma. Eles são muito legais!” Como um gás, você já está na metade do caminho, mas ainda precisa rasgar um monte de elétrons de seus átomos o gás precisa ionizar. Os elétrons têm um carga negativa. Eventualmente, você terá aglomerados de partículas carregadas positiva e negativamente em concentrações quase iguais. Eles acabam em uma grande bola de plasma. Como as cargas positivas e negativas estão em quantidades iguais, a carga de todo o plasma está próxima de neutro. Neutro acontece quando um monte de partículas positivas cancelam as cargas de um monte igual de partículas carregadas negativamente.

O plasma pode ser feito de um gás se muita energia for injetada no gás. No caso do neon, é energia elétrica que remove elétrons. Quando é hora de voltar a gás, basta desligar o interruptor da luz de néon. Sem ele eletricidade para energizar os átomos, o plasma neon retorna ao seu estado gasoso. Temos um mundo especial aqui na Terra. Temos um ambiente onde você não encontra muito plasma todos os dias. Depois de deixar a Terra e viajar pelo Universo, você encontrará plasma em todos os lugares. Está nas estrelas e em todo o espaço entre elas.

Mais sobre as mudanças de fase na Parte I…

Imagem dos desenhos animados do tanque de propano e molécula.

Gases sob pressão

Se você tem um propano (C3H8) churrasco, você provavelmente já viu aqueles cilindros cheios de combustível. No cilindro, as moléculas de propano estão em estado líquido a alta pressão. Quando o moléculas eles são liberados do cilindro, eles se transformam imediatamente em gás e você pode cozinhar seus alimentos. As diferenças de pressão causam a mudança de fase.

Desenhos animados de água gelada.

Derreter gelo

Você pode ver as mudanças de fase em casa quando coloca um pedaço de gelo (sólido) em um balcão. Enquanto a temperatura estiver acima de 0 graus Celsius, esse cubo de gelo vai aquecer e derreter. Essa poça de água derretida (HdoisO) é um líquido. O calor provoca a mudança de fase. Tenha uma toalha pronta para limpar a bagunça.

Imagem dos desenhos animados de cachorros-quentes no churrasco.

bife malcheiroso

Digamos que você esteja cozinhando quando vai acampar ou em um churrasco em casa. Quando você coloca a comida na grelha, você não cheira muito. À medida que a comida aquece, aromático as moléculas começam a escapar da superfície do alimento e se difundem no ar. Essas moléculas voláteis aquecem e se transformam em gás quando evaporar. O calor provoca a mudança de fase.

Desenho de sinal de néon.

Plasma em tubos

Em muitos sinais, há tubos de vidro cheios de néon (Ne)gás. Normalmente, o gás ainda é um gás. Quando você liga o sinal e envia um sinal elétrico Atual Através dos tubos, o néon perde seus elétrons e se transforma em plasma. A eletricidade faz a mudança de fase.


O Mistério da Aurora (vídeo da NASA)


Referências

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar