Química

Chem4Kids.com: Assunto: Mudança de Estados -Chem4Kids.com:




As mudanças de fase ocorrem à medida que a temperatura muda.

Toda a matéria pode se mover de um doença a outro. Pode exigir temperaturas extremas ou pressões extremas, mas pode ser feito. Às vezes, uma substância não quer mudar de estado. Você tem que usar todos os seus truques quando isso acontecer. Para criar um sólidopode ser necessário diminuir o temperatura para uma grande quantidade e, em seguida, adicione Pressão. Por exemplo, oxigênio (OUdois) solidificará a -361,8 graus Fahrenheit (-218,8 graus Celsius) à pressão padrão. No entanto, ele congelará em temperaturas mais quentes quando a pressão aumentar.

Alguns de vocês sabem sobre líquido azoto (NORTEdois). É o nitrogênio da atmosfera em um líquido forma e tem que estar super frio para ficar líquido. E se você quisesse transformá-lo em sólido, mas não conseguisse esfriá-lo o suficiente para solidificar? Você pode aumentar a pressão em uma câmara selada. Você acabará por chegar a um ponto em que o líquido se transforma em um sólido. Se você tiver água líquida (HdoisO) à temperatura ambiente e você queria vapor de água (gás), você pode usar uma combinação de altas temperaturas ou baixas pressões para resolver seu problema.

Mudanças de fase: pressão e temperatura definem o estado da matéria na água.mudanças de fase isso acontece quando você atinge certos pontos especiais. Às vezes, um líquido quer se tornar um sólido. Os cientistas usam algo chamado ponto de congelamento ou ponto de fusão para medir a temperatura na qual um líquido se transforma em um sólido. tem físico efeitos que podem alterar o ponto de fusão. Pressão É um desses efeitos. Quando a pressão ao redor de uma substância aumenta, o ponto de congelamento e outros pontos especiais também aumentam. É mais fácil manter as coisas sólidas quando estão sob maior pressão.

Em geral, os sólidos são mais denso do que os líquidos porque suas moléculas estão mais próximas. O processo de congelamento compacta as moléculas em um espaço menor.

Há sempre exceções na ciência. A água é especial em muitos níveis. Ele tem mais espaço entre suas moléculas quando está congelado. As moléculas se organizam em um arranjo específico que ocupa mais espaço do que quando estão soltas no estado líquido. Como o mesmo número de moléculas ocupa mais espaço, a água sólida é menos densa que a água líquida. Existem muitos outros tipos de organizações moleculares em água sólida sobre os quais podemos falar aqui.

Mudança de fase de sólido para líquido quando a energia é adicionada.

Imagine que você é um sólido. Você é um cubo de gelo sentado em um balcão. Você sonha em se tornar água líquida. Precisa de algo Energia. O calor é provavelmente a energia mais fácil que você pode usar para mudar seu estado físico. a átomos em um líquido têm mais energia do que os átomos em um sólido.

Existe uma temperatura especial para cada substância chamada ponto de fusão. Quando um sólido atinge a temperatura de seu ponto de fusão, ele pode se tornar um líquido. Para a água, a temperatura deve estar um pouco acima de zero graus Celsius (0ouC) para que você derreta.

Se você fosse sal, açúcar ou pedra, seu ponto de fusão é maior que o da água. Como você sabe desse fato? Se seus pontos de fusão fossem mais baixos, eles também seriam líquidos quando a temperatura estiver acima de zero graus Celsius. O inverso do processo de fusão é chamado congelando. A água líquida congela e se transforma em gelo sólido quando as moléculas perdem energia.

O vapor de água pode se transformar em orvalho (líquido) ou geada (sólido) durante a noite.

Você sabe que os sólidos derretem e se tornam líquidos. Alguns de vocês também podem ter visto um sólido se transformar em gás. É um processo chamado sublimação. O exemplo mais fácil de sublimação pode ser o gelo seco. Gelo seco é dióxido de carbono sólido (COdois). Surpreendentemente, quando você deixa gelo seco em uma sala, ele se transforma em gás. Você já ouviu falar em dióxido de carbono líquido? Isso pode ser feito, mas não em situações normais. O carvão é outro exemplo de um composto que não derrete em pressões atmosféricas normais. Sublimará em temperaturas muito altas.

Você pode ir de gás para sólido? Claro. Declaração ocorre quando um gás solidifica sem passar pelo estado líquido da matéria. Aqueles de vocês que vivem perto do equador podem não ter visto, mas mais perto dos polos vemos geada nas manhãs de inverno. Esses minúsculos cristais de gelo nas plantas se acumulam quando o vapor de água do ar se solidifica nas folhas das plantas.

► Mais sobre Mudanças de Fase na Parte II…

Líquido a bordo da ISS (Vídeo NASA/MSFC)


Referências

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar