Química

W3Schools Home Page




Os sólidos estão ao seu redor.  Você pode ver gelo, cadeiras, montanhas ou seus ossos.

O que é um caracteristica fisica de um sólido? Os sólidos podem ser duros como uma rocha, macios como a pele, uma grande rocha como um asteroide ou pequenas rochas como grãos de areia. a chave é essa sólidos mantêm sua forma e eles não fluem como um líquido. Uma pedra sempre parecerá uma pedra, a menos que algo aconteça com ela. O mesmo vale para um diamante. Os sólidos podem manter sua forma porque suas moléculas estão próximas umas das outras.

Você pode perguntar: “O poder do bebê é sólido? É macio e pulverulento”. O poder do bebê também é sólido. É apenas um pedaço desfiado talco. Mesmo quando você moe um sólido em pó, você verá pequenos pedaços desse sólido sob um microscópio. Líquidos irão fluir e preencher qualquer forma de recipiente. Os sólidos gostam de manter sua forma.

Os átomos ainda são energéticos, eles tremem e os elétrons se movem em sólidos, mas os átomos estão travados na posição.
Da mesma forma que um sólido grande mantém sua forma, os átomos dentro de um sólido não podem se mover muito. Átomos e moléculas em líquidos e gases estão saltando e flutuando, livres para se moverem para onde quiserem. As moléculas em um sólido estão presas em uma estrutura específica ou arranjo de átomos. Os átomos ainda vibram e os elétrons voam em seus orbitais, mas o átomo inteiro não muda de posição.

Sólidos podem ser feitos de muitas coisas. Eles podem ter elementos puros ou uma variedade de compostos dentro deles. Quando você tem um sólido com mais de um tipo de composto, é chamado de mistura. A maioria das rochas são misturas de muitos compostos diferentes. Concreto é um bom exemplo de uma mistura sólida feita pelo homem.

Granito é uma mistura que você pode encontrar ao caminhar por um parque nacional. O granito é composto de pequenos pedaços de quartzo, mica e outras partículas. Porque todos os pedaços estão espalhados pela rocha em um desigual maneira, os cientistas chamam de mistura heterogênea. As misturas heterogêneas têm concentrações de compostos em diferentes zonas da mistura. Por exemplo, pode haver muito quartzo e muito pouco feldspato em uma parte do granito, mas apenas alguns centímetros de distância essas quantidades podem mudar.

Uma rede cristalina é um arranjo geométrico repetido de átomos.
Na outra extremidade do espectro está algo chamado cristal. Um cristal é uma forma de sólido onde os átomos estão dispostos em uma ordem muito específica. Os cristais geralmente são substâncias puras e nem todas as substâncias podem formar cristais porque é um processo muito delicado. Os átomos são organizados em um padrão de repetição regular chamado estrutura de cristal. O sal de mesa (NaCl) é um ótimo exemplo de cristal que você pode encontrar em sua casa. Os átomos de sódio (Na) e cloro (Cl) se organizam em um padrão específico para formar o cúbico cristais de sal Um diamante é outro bom exemplo de cristal. diamantes eles são uma forma cristalina de carbono puro (C). Os átomos de carbono de um diamante estão conectados de forma muito compacta e estruturada. Os átomos de carbono encontrados no grafite (em lápis) têm um arranjo cristalino diferente. De acordo com Escala de dureza de Mohs, os diamantes são muito duros com um valor de 10, enquanto o grafite é muito macio com um valor de 1,5. As duas estruturas diferentes de átomos de carbono (tetraedro contra hexágono) Eles são chamados alótropos.

Inspire-se ao ar livre: programas para jovens (vídeo dos parques nacionais dos EUA)


Referências

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar