HistóriaHistoria do Brasil

O que foi a Revolta de Vila Rica: Resumo

Entenda quem foi Filipe dos Santos os desfechos, participantes e como terminou a revolta de Vila Rica

Revolta de Vila Rica ocorreu em 1720 e foi marcada por conflitos entre donos de minas e os portugueses. Seu principal líder foi Filipe dos Santos e teve como motivo o descontentamento com as ações de Portugal no controle da exploração das minas de Vila Rica.

Neste resumo, nós vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a Revolta de Vila Rica (também chamada de “Revolta de Filipe dos Santos”). Ela foi uma revolta nativista do período do Brasil Colonial.

Revolta de Vila Rica

  • Local: região das minas de ouro
  • Quando ocorreu: 1720
  • Participantes: donos de minas X Portugal
  • Como terminou: derrota dos donos de mina
  • Líder: Filipe dos Santos
  • Motivo: descontentamento com as medidas de Portugal para controlar a exploração do ouro

Para controlar a exploração do ouro e evitar o contrabando, Portugal criou várias casas de fundição, onde o ouro era transformado em barras (que levavam o selo de Portugal) e os impostos eram cobrados.

Com isso, somente o ouro em barras (e com o selo) podia ser comercializado. Isso prejudicou os negócios dos donos de minas, que ficaram insatisfeitos e se rebelaram (sob a liderança de Filipe dos Santos).

Como terminou: a revolta acabou fracassando e os líderes do movimento foram presos e tiveram suas casas queimadas. Filipe dos Santos acabou sendo condenado e executado.

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. Jogos de interesses e estratégias de ação no contexto da revolta Mineira de Vila Rica, c. 1709-c. 1736. 2005. disponível em http://objdig.ufrj.br/34/teses/CarlosLeonardoKelmerMathias.pdf

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar