HistóriaHistoria do Brasil

O que foi a Revolta de Beckman

consequências resultado onde ocorreu como terminou a revolta de Beckman

Revolta de Beckman, aconteceu em 1694 no Estado do Maranhão e foi causada pela insatisfação da população, comerciantes e fazendeiros contra a Companhia do Comércio do Maranhão. Também é conhecida como revolta dos irmãos Beckman, pois seus lideres eram Manuel e Tomás Beckman.

Neste resumo, nós vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a Revolta de Beckman (causas, consequências, desfecho, resultado). Ela foi uma revolta nativista do período colonial.

A Revolta de Beckman

  • Onde ocorreu: Maranhão
  • Quando ocorreu: 1684
  • Líderes: irmãos Manuel e Tomás Beckman.
  • Causa: insatisfação com a Companhia de Comércio do Maranhão
  • Desfecho: revolta fracassou (líderes presos e enforcados)
  • Envolvidos: Companhia de Comércio do Maranhão X população, comerciantes e fazendeiros

Em 1682, Portugal criou a Companhia de Comércio do Maranhão (uma espécie de “empresa”) para ajudar a economia da região (que estava carente e abalada com o fim do Ciclo do Açúcar).

A Companhia tinha o objetivo de suprir os proprietários rurais com escravos, além de vender produtos manufaturados e comprar os produtos agrícolas da região.

Porém, a Companhia de Comércio do Maranhão era ineficiente: não comprava toda a produção agrícola, vendia produtos manufaturados de péssima qualidade (e com preços elevados), além de ficar com o monopólio do comércio e de entregar os escravos em número insuficiente aos proprietários rurais, gerando, assim, descontentamento geral (nos comerciantes, nos fazendeiros e na população em geral).

odo esse descontentamento causou a revolta (liderada pelos irmãos Beckman).

Resultado: num primeiro momento, a revolta deu resultados positivos, pois os revoltosos conseguiram tomar São Luis (prenderam o governador interino e saquearam os depósitos da Companhia de Comércio do Maranhão), mas depois fracassou (foi derrotada por tropas enviadas por ordens de Portugal),

Tomás foi preso e Manuel foi enforcado (junto com Jorge Sampaio, outro líder do movimento).

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

CAETANO, Antonio Filipe Pereira. A Revolta de Beckman pelo olhar de João Felipe Betendorf e da Documentação do Conselho Ultramarino. Disponível em https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548210413_ad5a4121f3914698b41139d387c2684c.pdf

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar