HistóriaHistoria do Brasil

O que foi a Guerra dos Mascates: Resumo

Veja como começou e como terminou a guerra dos mascates, seus líderes e muito mais

Guerra dos Mascates foi um conflito que ocorreu em Pernambuco, 1710 a 1711, durante o período colonial brasileiro. Esse conflito teve de um lado os comerciantes de Recifes, chamados de mascates e em sua maioria portugueses. Do outro lado os senhores de engenho de Olinda.

Neste resumo, nós vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a Guerra dos Mascates (causas, participantes, resultado, desfecho). Ela foi uma revolta nativista do período colonial.

Guerra dos Mascates

Local: Pernambuco (Olinda e Recife)

Quando ocorreu:1710 e 1711

Participantes: senhores de engenho de Olinda X comerciantes de Recife (mascates)

Motivo: autonomia de Recife do controle de Olinda (além das rivalidades entre as duas)

Como terminou: Recife ganhou autonomia política e administrativa de Olinda

Recife era uma vila administrada por Olinda e, naquela época, havia muita rivalidade entre os mascates (os comerciantes de Recife) com os senhores de engenho de Olinda, principalmente pelo fato de os senhores de engenho estarem numa situação econômica ruim e deverem dinheiro aos mascates.

Então, em 1770 Portugal resolve transformar Recife numa vila independente de Olinda, ajudando, assim, os mascates, que eram descendentes de portugueses e defendiam a autonomia administrativa e política de Recife. Os senhores de engenho de Olinda não concordam com isso e invadiram Recife, iniciando a guerra.

Como terminou: os olindenses não concordaram com a independência de Recife e a invadiram, iniciando a guerra. Os mascates reagiram, prolongando a guerra, até que Portugal interveio, tentando conciliar os dois lados. No fim, Recife continuou sendo vila independente de Olinda, tendo autonomia administrativa e política.

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

FERRER, Vicente. Guerra dos mascates: olinda e recife. AM Teixeira, 1915.

REAL, Miguel. A Guerra dos Mascates. Leya, 2012. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Ek8CWxYl6XQC&oi=fnd&pg=PT3&dq=guerra+dos+mascates&ots=u3bTUK3foQ&sig=XhJaR_8cFvmccSzSoWdBBZymz4w#v=onepage&q=guerra%20dos%20mascates&f=false

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar