HistóriaHistoria Geral

Pré-História: resumo, períodos e características

Pré-história paleolítico, pré-história neolítico, idade dos metais e um pouco da evolução do homem

A Pré-História é o período mais antigo que estudamos, que se inicia com o aparecimento do homem e termina com a invenção da escrita, durando cerca de 3,6 milhões de anos. Neste pequeno resumo, você verá tudo o que precisa saber sobre esse período.

Os Períodos da Pré-História

O principal assunto que você precisa saber são as fases que caracterizam a Pré-História. Ela pode ser dividida em três períodos:

Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada)

No Paleolítico, o homem habitava nas cavernas e disputava espaço com os animais selvagens. Ele vivia à base de caça, pesca e de coleta de alimentos.

Então, quando os alimentos acabavam eles se mudavam para outro lugar (eram nômades: não permaneciam muito tempo no mesmo lugar).

Outra coisa que você precisa saber: os utensílios que eles usavam eram feitos de pedaços de ossos e de pedras e toda a produção era coletiva.

Neolítico (ou Idade da Pedra Polida)

No Neolítico, o homem conseguiu desenvolver a agricultura (trigo, centeio, cevada) e também a pecuária. Com isso, ele deixou de ser nômade (porque passou a produzir seu próprio alimento), tornando-se sedentário (passou a ficar no mesmo lugar). Dessa maneira, surgiu a propriedade privada.

Ele também aprendeu a domesticar os animais e começou a construir casas sobre estacadas. Passou a fabricar utensílios com barro e também começou a usar a pedra polida para a fabricação de suas ferramentas e armas (daí vem o nome “Idade da Pedra Polida”).

Idade dos Metais

A grande característica da Idade dos Metais foi que o homem passou a usar os metais (estanho, cobre, ouro, bronze, ferro) para fabricar suas armas e ferramentas. Primeiro ele começou a manipular o cobre. Depois veio o bronze (mistura do cobre com o estanho) e depois veio o ferro.

Observação: entre o Paleolítico e o Neolítico houve um período de transição chamado Mesolítico, que é caracterizado pela transição da vida nômade para a vida sedentária.

Evolução do Homem

1) Australopithecus

2) Pithecanthropus erectus

3) Homem de Neandertal

4) Homem de Cro-Magnon

5) Homo Sapiens

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

ZILHÃO, João; MOURE, A. Estratégias de povoamento e subsistência no Paleolítico e no Mesolítico de Portugal. Elefantes, Ciervos y Ovicaprinos: economia y aprovechamiento del medio en la Pré-historia de España y Portugal, p. 149-162, 1992. Disponível https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/3845/1/1994,%20Zagaias%20do%20Paleol%c3%adtico%20Superior%20de%20Portugal.pdf

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar