Biologia

Fotossíntese – Resumo (fotofosforilação, fase clara, fase escura)

A fotossíntese é o processo em que um organismo usa a luz do sol para produzir seu próprio alimento e liberar oxigênio durante o processo. Os responsáveis pela liberação da maior parte do oxigênio atmosférico são as algas, as plantas, das mais simples às mais complexas, e também as bactérias e alguns protistas.

É um processo autotrófico (o organismo produz seu próprio alimento). Veja uma vídeo-aula e depois continue com a leitura.

Onde ocorre?

Em geral, nos eucariontes a fotossíntese ocorre no cloroplasto, que são os plastídios com pigmento, no caso, a clorofila. Também são compostos por membrana dupla e têm seu próprio DNA. Já nas bactérias, ela ocorre no citoplasma, onde há moléculas de clorofila livres.

fase enzimática fase fotoquímica

A fotossíntese consiste basicamente na absorção de energia solar para converter gás carbônico e água em oxigênio e em açúcares. Ela é dividida em duas fases: a fase clara (também chamada de fotoquímica) e a fase escura (ou fase enzimática).

Fase Clara

É a fase que depende da luz e ocorre nos tilacoides do cloroplasto (onde está a clorofila). É a fase em que ocorre a quebra da água e a fotofosforilação.

Primeiramente, com a quebra da água, os hidrogênios que são liberados são capturados por moléculas carreadoras – as NADP –, que passam a NADPH2.

A fotofosforilação consiste na liberação de elétrons pela clorofila (após ser estimulada pela energia luminosa) que seguirão para uma cadeia transportadora de elétrons, onde há produção de ATP (energia). Se os elétrons retornam à clorofila, o processo é chamado fotofosforilação cíclica.

Porém quando não voltam, é chamado fotofosforilação acíclica. Neste último caso, os elétrons são captados pelo NADP, e a água é quem libera elétrons para a clorofila, além de gás e prótons, sendo os produtos finais o ATP e o NADPH2.

Fase Escura

É a fase em que a presença de luz é facultativa. Nesta fase, através da transferência de elétrons do CO2 pelo NADPH2 e pela utilização de ATP no ciclo de Calvin-Benson ou ciclo das pentoses, ocorre finalmente a produção de glicose

Assunto: Fotossíntese

Tópicos: fase clara e fase escura, fotofosforilação cíclica e acíclica.

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

MACHADO, Eduardo Caruso et al. Respostas da fotossíntese de três espécies de citros a fatores ambientais. Pesquisa agropecuária brasileira, v. 40, n. 12, p. 1161-1170, 2005. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0100-204X2005001200002

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar