Biologia

Fermentação – Resumo de Biologia

A fermentação é um processo anaeróbico, ou seja: é um processo que acontece sem a participação de oxigênio. A fermentação é feita por bactérias anaeróbias, por leveduras ou mesmo pelos nossos músculos. Existem basicamente três tipos: fermentação alcoólica, fermentação lática e fermentação acética.

Antes de continuar a a leitura, veja a vídeo-aula logo abaixo sobre fermentação e respiração celular e depois continue em nosso site.

 

Fermentação Alcoólica

No caso da fermentação alcoólica, as bactérias e leveduras iniciam um processo para produção de energia muito semelhante à glicólise, porém a o produto final dessa quebra da glicose não será o ácido pirúvico e, sim, o álcool etílico, o CO2 e ATP.

Este álcool poderá ser utilizado na fabricação de bebidas, como o vinho; já o CO2, poderá ser empregado na culinária, em pães e massas.  

Fermentação Láctica

A fermentação láctica, feita pelos lactobacilos (bactérias presentes no leite) e, também, pelos músculos em determinadas situações, é a transformação da lactose em ácido láctico.

No caso dos músculos, ela ocorre quando a energia gerada pela respiração aeróbia não está sendo suficiente para suprir as necessidades do corpo. Assim, uma parte da glicose é usada para produção de mais ATP, também produzindo o ácido láctico. 

Um exemplo de quando o músculo necessita deste processo é quando fazemos movimentos muito rápidos e intensos sem ter tido inicialmente uma preparação física (quando estamos parados e começamos a correr rapidamente, por exemplo). O resultado são as dores que sentimos, muitas vezes, ao lado do abdômen.  

Fermentação Acética

Há também a fermentação acética, que ocorre pela transformação de álcool etílico em ácido acético. Algumas bactérias são responsáveis por esse processo e além do ácido acético também produzem dióxido de carbono (CO2). É o processo utilizado na fabricação de vinagres e no envelhecimento de vinhos.

Assunto: Fermentação

Tópicos: fermentação alcoólica, láctica e acética

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

Filho, José Alves Rocha – Guia para aulas práticas de biotecnologia de enzimas e fermentação – Disponível em https://books.google.com.br/books?id=nC9dDwAAQBAJ&pg=PA131&dq=fermenta%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjX8YCq6-XpAhVHH7kGHRcbDp4Q6AEIMTAB#v=onepage&q=fermenta%C3%A7%C3%A3o&f=false

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar