Biologia

Célula – Resumo – células eucariontes, procariontes, animais e vegetais

Veja as estruturas celulares e suas organelas

Hoje nós vamos falar sobre a célula, que é a menor unidade estrutural dos seres vivos. Elas foram vistas pela primeira vez por Robert Hooke, em 1665, por meio de um microscópio bem simples e a partir daí surgiu a Teoria Celular. 

Agora eu vou mostrar um resumo com tudo o que  você precisa saber sobre esse assunto. 

Células Procariontes e Eucariontes

A primeira coisa que você precisa saber é que os seres vivos são divididos em dois grandes grupos de acordo com o tipo de célula que eles possuem: o seres procariontes (aqueles que têm células procarióticas) e os seres eucariontes (os que têm células eucarióticas). 

Células Procariontes e Eucariontes

As células eucarióticas (ou eucariontes), presentes nos animais e vegetais (e também presentes nas algas, nos protozoários e nos fungos) possuem o material genético circundado por uma membrana chamada de “carioteca” e também possuem múltiplos cromossomos que compõem seu DNA.  

Por outro lado, as células procarióticas (ou procariontes) são mais simples e estão presentes em bactérias e em cianofíceas*. As células procariontes não têm carioteca e possuem um único cromossomo simples e circular que não fica isolado por nenhuma membrana. Esse material genético fica solto no interior da célula. 

* cianofíceas – também chamadas “cianobactérias” ou “algas azuis”.

Outras diferenças:

As células procariotas têm parede extracelular (em sua superfície externa), uma estrutura rígida que protege a célula bacteriana de qualquer situação prejudicial que pode ocorrer no ambiente em que ela se localiza. 

Já as células eucariotas possuem várias organelas (estruturas especializadas em diversas funções), enquanto que a célula procarionte só tem um tipo de organela (o ribossomo).

Essas organelas estão presentes no citoplasma (interior da célula) e esse citoplasma é envolto por uma membrana (chamada membrana plasmática) que também está presente nos procariontes.  

Para resumir:

Células Procarióticas: não têm carioteca, têm parede extracelular e têm apenas uma organela (o ribossomo)

Células Eucarióticas: têm carioteca, não têm parede celular e têm muitas organelas

Agora, vamos ver a estrutura da célula. 

Estrutura da Célula

As células são dotadas de estruturas e mecanismos absolutamente coordenados, sendo que cada passo de seu funcionamento, crescimento e reprodução é comandado por diferentes setores e inúmeras subdivisões.

Como são as células

A célula é praticamente uma “fábrica” que – naturalmente – cumpre seus objetivos de uma forma impressionante. Mas como ela funciona? Quem são os “operários” e as “máquinas” dessa fábrica?

Bem, se pudéssemos atravessar uma célula, partindo de seu interior, veríamos o seguinte:

Núcleo

Característico de toda e qualquer célula eucarionte, o núcleo contém cromatina e nucléolo, e é delimitado do resto do citoplasma por uma membrana dupla (envoltório nuclear), cuja face externa é composta por ribossomos e se comunica com o retículo endoplasmático rugoso diretamente. 

Organelas

São estruturas que funcionam como “pequenos órgãos”das células. Exemplos: mitocôndrias, ribossomos, retículos endoplasmático liso e endoplasmático rugoso, lisossomos, aparelho de Golgi, peroxissomos, centríolos.

Cada organela possui uma função específica que contribui para todo o funcionamento da célula (as mitocôndrias produzem energia para a célula, os ribossomos produzem proteínas, etc). 

Obs: existem organelas que só estão presentes em células vegetais (são os cloroplastos e os vacúolos). 

Citoplasma

Corresponde ao interior da célula. O citoplasma abriga as organelas.

Matriz citoplasmática (ou citosol)

Composta por diversas substâncias, como água, sais, aminoácidos e enzimas, preenchendo os espaços entre as outras estruturas do citoplasma.  

Depósitos de substâncias

Podem estar presentes no citoplasma, também, grânulos de glicogênio, gotículas de gorduras, pigmentos, etc.

Citoesqueleto

Ainda no citoplasma, está presente uma série de estruturas que dão suporte mecânico à célula, podendo modificar e manter sua forma. São os filamentos de actina, os filamentos intermediários e os microtúbulos.  

Membrana plasmática

É a parte mais externa do citoplasma, que separa o meio intracelular do meio extracelular.

Ela é formada por fosfolipídios, proteínas e carboidratos e possui receptores e canais para diversas substâncias, estabelecendo a comunicação célula a célula.  

O glicocálice

É a região da membrana plasmática formada por diversos tipos de açúcares. Sua função é dar adesão à célula e também participar do reconhecimento celular.  

Outra coisa importante que você precisa saber é a diferença entre a célula animal e vegetal. As plantas possuem células vegetas, enquanto que os demais seres possuem células animais. 

Diferença entre Célula Animal e Célula Vegetal

Célula animal (à esquerda) e célula vegetal (à direita)
Célula animal (à esquerda) e célula vegetal (à direita)

1) A célula vegetal possui uma parede celulósica muito resistente, que não aparece na célula animal. Esta parede protege contra a ação de outros organismos, agressão mecânica e quaisquer outras ameaças à célula.

2) Os vegetais também possuem os plastos (ou plastídios), que são organelas ausentes nos animais, compostos pelos pigmentos fotossintéticos, dentre eles o principal é o cloroplasto. Além disso, a célula vegetal abriga vacúolos citoplasmáticos demasiadamente maiores do que os da célula animal.

3) O tipo de reserva dos vegetais é o amido, enquanto que as células animais armazenam glicogênio.

4) Outra característica exclusiva da célula das plantas é a presença de plasmodesmos, que são canais que fazem a comunicação célula a célula. Estas estruturas estão ausentes nos animais.

Neste resumo, você aprendeu:

– O que é célula 

– Diferença entre células eucariontes e procariontes

– Estrutura e organização da célula

– Diferença entre células animais e vegetais

Disciplina: Biologia

Assunto: Célula 

Tópicos: Teoria Celular, células procariontes e eucariontes, estrutura da célula (organelas), diferença entre célula animal e vegetal.

Leitura sugerida

Referências Bibliográficas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar