BiologiaHistologia

Tipos de Tecido – Histologia Animal (resumo de Biologia)

o que é histologia, o que é tecido, tipos de tecido animal

A histologia estuda os tecidos dos animais e vegetais. Ela estuda a origem, a estrutura e o funcionamento desses tecidos.

E o que são tecidos?

Os tecidos são conjuntos de células que trabalham com o mesmo objetivo, ou seja: são conjuntos de células que possuem a mesma função, a mesma finalidade.

Existem também as células indiferenciadas (ou totipotentes), que são capazes de originar células novas que se diferenciarão nas células especializadas do tecido que dela necessita.

Hoje, nós vamos começar a estudar os tecidos dos animais (histologia animal).

Origem do Tecido Animal

Após a fundação do óvulo pelo espermatozoide e a consequente formação do zigoto, ocorrem diversas mitoses que originam um grupo de células, que por sua vez darão origem ao embrião.

Na maioria dos animais (exceto esponjas e celenterados), o embrião é formado por três folhetos embrionários (ou camadas) que irão formar os tecidos. Esses folhetos são:

  • a ectoderme, que formará a epiderme e anexos, além do tecido nervoso;
  • a endoderme, que formará tecidos de revestimento do tubo digestório, do sistema respiratório, da bexiga e do pâncreas;
  • e a mesoderme, que será responsável pela formação de tecidos conjuntivos, musculares, de revestimento e também de muitos sistemas, como o circulatório, o esquelético, o reprodutor e o excretor, além da camada interna da pele (derme).

Tipos de Tecido

Existem quatro grupos principais de tecidos, que podem se subdividir dependendo do órgão ao qual estamos nos referindo. Eles são: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso (para mais informações, clique no nome).

Assunto: Histologia Animal

Tópicos: o que é histologia, o que é tecido, tipos de tecido animal

Leitura sugerida

A Importância de Utilizar Slides de Biologia em Sala de Aula

Referências bibliográficas

SANTA-ROSA, José Guilherme; STRUCHINER, Miriam. Tecnologia educacional no contexto do ensino de histologia: pesquisa e desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 2, p. 289-298, 2011. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022011000200020&script=sci_arttext

DE OLIVEIRA, Maria Inês Braga et al. Uma proposta didática para iniciar o ensino de Histologia na educação básica. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 4, p. 71-82, 2016 Disponível em https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1235

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar