Guerra dos Cem Anos: resumo, causas, consequências
O que foi a Guerra dos Cem Anos, países envolvidos e muito mais
A Guerra dos Cem Anos não durou 100 anos, mas sim, durou 116 anos. Ela ocorreu na Idade Média entre os anos 1337 e 1453 e os países envolvidos a guerra foram a França e a Inglaterra.
Causas da Guerra
O rei da França (Carlos IV) morreu sem deixar herdeiros. Porém, o rei da Inglaterra (Eduardo III) tinha parentesco com a família real francesa (era sobrinho de Carlos IV) e quis tomar o trono da França, unificando os dois reinos. Os franceses resistiram, escolhendo outro rei (Filipe de Valois, primo de Carlos IV).
A guerra começa com a Inglaterra invadindo a França e, depois de muitos combates, os franceses conseguem expulsar os ingleses. Portanto, quem vence a guerra são os franceses.
A guerra teve quatro fases:
Primeira Fase (1337-1364): Os ingleses, que tinham o apoio dos comerciantes de Flandres, ganharam as primeiras batalhas e continuaram conquistando mais regiões até que, em 1360, a França foi obrigada a reconhecer o domínio dos ingleses sobre os franceses por meio do Tratado de Brétigny.
Obs: houve um momento que a guerra foi interrompida por causa da Peste Negra, que matou 1/3 da população de toda a Europa, sendo retomada em 1356.
Segunda Fase (1364-1380): Carlos V, ao assumir o trono, se recusou a respeitar o Tratado de Brétigny, fazendo os franceses reagirem e atacarem os ingleses, retomando grande parte do território francês que estava sobre o domínio da Inglaterra.
Terceira Fase (1380-1422): O sucessor de Carlos V (Carlos VI, o insano) tinha problemas mentais, causando, assim, a disputa interna pelo trono.
A Inglaterra aproveitou o momento e avançou contra os franceses e, além disso, Henrique V se casou com a filha de Carlos VI, ganhando o direito de herdar o trono francês.
A França acabou dividida em duas regiões: o norte (sob controle inglês) e o sul (sob controle de Carlos VII).
Quarta Fase (1422-1453): Surge a figura de Joana D’Arc, uma camponesa francesa visionária e patriota que liderou os franceses na luta contra os ingleses, fazendo a França reconquistar os territórios perdidos para a Inglaterra.
Joana foi capturada e morta na fogueira pelos ingleses, mas os franceses continuaram a luta até finalmente expulsarem os ingleses de seu território e alcançarem a vitória.
Consequências da Guerra dos Cem Anos
As principais consequências da Guerra dos Cem Anos são:
- Declínio do sistema feudal;
- Fortalecimento do poder real;
- Fortalecimento da burguesia;
- Fortalecimento de uma identidade nacional francesa, sobretudo na 4ª fase da guerra.
Leitura sugerida
- Grandes Navegações: resumo, objetivos, características, pioneirismo português, consequências
- Igreja Medieval: resumo, características
- Iluminismo: resumo e características
- Reforma Protestante e Contra-Reforma Católica: resumo
- Renascimento: características, resumo de História
- Cruzadas: Resumo (causas, objetivos, consequências e principais Cruzadas)
Referências Bibliográficas
VERISSIMO, Erico. A vida de Joana d’Arc. Arquivos rio-grandenses de medicina, v. 14, n. 8, p. 1, 1935. Disponível em https://www.seer.ufrgs.br/riograndemed/article/viewFile/32836/20709