O que foi a Revolta de Vila Rica: Resumo
Entenda quem foi Filipe dos Santos os desfechos, participantes e como terminou a revolta de Vila Rica
A Revolta de Vila Rica ocorreu em 1720 e foi marcada por conflitos entre donos de minas e os portugueses. Seu principal líder foi Filipe dos Santos e teve como motivo o descontentamento com as ações de Portugal no controle da exploração das minas de Vila Rica.
Neste resumo, nós vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a Revolta de Vila Rica (também chamada de “Revolta de Filipe dos Santos”). Ela foi uma revolta nativista do período do Brasil Colonial.
Revolta de Vila Rica
- Local: região das minas de ouro
- Quando ocorreu: 1720
- Participantes: donos de minas X Portugal
- Como terminou: derrota dos donos de mina
- Líder: Filipe dos Santos
- Motivo: descontentamento com as medidas de Portugal para controlar a exploração do ouro
Para controlar a exploração do ouro e evitar o contrabando, Portugal criou várias casas de fundição, onde o ouro era transformado em barras (que levavam o selo de Portugal) e os impostos eram cobrados.
Com isso, somente o ouro em barras (e com o selo) podia ser comercializado. Isso prejudicou os negócios dos donos de minas, que ficaram insatisfeitos e se rebelaram (sob a liderança de Filipe dos Santos).
Como terminou: a revolta acabou fracassando e os líderes do movimento foram presos e tiveram suas casas queimadas. Filipe dos Santos acabou sendo condenado e executado.
Leitura sugerida
- Brasil Colônia resumo: o período Pré Colonial
- Brasil Colônia: Capitanias Hereditárias e Governo-Geral – resumo
- A Economia Colonial: características, açúcar, ouro, mineração, escravidão
- A Guerra dos Emboabas: Resumo
- O que foi a Guerra dos Mascates: Resumo
- O que foi a Revolta de Beckman
- O que foi a Revolta de Vila Rica: Resumo
Referências bibliográficas
MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. Jogos de interesses e estratégias de ação no contexto da revolta Mineira de Vila Rica, c. 1709-c. 1736. 2005. disponível em http://objdig.ufrj.br/34/teses/CarlosLeonardoKelmerMathias.pdf