Idade Moderna: resumo, principais acontecimentos e características
Veja e entenda os principais acontecimentos da Idade Moderna
A Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea, que vai de 1453 (Tomada de Constantinopla) até 1789 (Revolução Francesa).
Veja uma série de vídeos sobre a idade moderna. Depois disso você com certeza vai ficar fera no assunto.
Principais Acontecimentos e Características da Idade Moderna
Absolutismo, Mercantilismo, Renascimento e Iluminismo
Com o fim do Feudalismo (sistema econômico da Idade Média), surge, na Idade Moderna, o Absolutismo (sistema político) e o Mercantilismo (sistema econômico).
No Absolutismo, o poder político se concentra nas mãos dos monarcas (reis) e isso faz surgir os Estados Modernos (o primeiro Estado Moderno a se formar foi Portugal).
Já o Mercantilismo é um sistema econômico que defende a ideia de acumulação de riquezas. Para ler mais sobre o Absolutismo e o Mercantilismo, clique aqui.
Na área da cultura, ocorreu o Renascimento, um um movimento cultural que retomou a cultura clássica greco-latina (fez “renascer” a cultura) e se caracterizava pelo racionalismo e pelo antropocentrismo, entre outras ideias.
O Absolutismo foi confrontado depois com o Iluminismo. O Iluminismo foi um movimento filosófico e intelectual que defendia ideias liberais (maior liberdade econômica) e criticava o Absolutismo e o poderio da Igreja Católica (que vinha desde os tempos medievais). A Revolução Francesa foi consequência do Iluminismo (e marca o fim da Idade Moderna).
Reforma Protestante e Contrarreforma
A Igreja Católica foi a instituição mais poderosa durante a Idade Média, exercendo grande influência e poder sobre a sociedade.
Agora, na Idade Moderna, a Igreja precisa lidar com a Reforma Protestante, um movimento iniciado por Lutero que tinha como objetivo protestar contra a Igreja Católica, já que muita gente estava insatisfeita com os seus abusos. Em resposta à Reforma Protestante, a Igreja Católica reagiu com a Contra-reforma.
Grandes Navegações
É na Idade Moderna que ocorrem as Grandes Navegações. As grandes expedições marítimas são consequências do Mercantilismo (o sistema econômico da Idade Moderna).
Alguns conceitos importantes associados ao Mercantilismo e às Grandes Navegações: Pacto Colonial ou Monopólio Comercial (define as relações entre a colônia e a metrópole), Metalismo (a riqueza de um país é medida pela quantidade de metais preciosos que ele possui), Protecionismo (medidas tomadas pelo Estado para proteger sua economia da concorrência estrangeira) e Balança Comercial favorável (exportar mais do que importar).
Leitura sugerida
- Grandes Navegações: resumo, objetivos, características, pioneirismo português, consequências
- Igreja Medieval: resumo, características
- Peste Negra: resumo (causas, consequências, características)
- Pré-História: resumo, períodos e características
- Reforma Protestante e Contra-Reforma Católica: resumo
- Cruzadas: Resumo (causas, objetivos, consequências e principais Cruzadas)
Referências bibliográficas
CYMBALISTA, Renato. Relíquias sagradas e a construção do território cristão na Idade Moderna. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 14, n. 2, p. 11-50, 2006 Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-47142006000200002&script=sci_arttext